O JASA marcou presença enviando 05 participantes dois delegados e 03 ouvintes onde tivemos uma boa participação na conferencia aprovando e divulgando as propostas de juventude.
O Conselho Municipal da Juventude, com apoio da Prefeitura de Iguatu, realizou a 2ª Conferência Municipal de Juventude, nesta quinta-feira (29), na Escola de Música Popular Humberto Teixeira.
O evento teve como objetivo a construção e a efetivação da política municipal de Juventude, fortalecendo a relação entre o governo e sociedade civil, promovendo a qualidade e participação dos jovens na formulação e no controle das políticas públicas. Na ocasião, foram realizadas sala temáticas de debate, palestras e atividades culturais.
Os organizadores do evento afirmaram que cerca de 400 pessoas dos mais diversos segmentos da cidade participaram do evento que teve a participação de várias autoridades, dentre elas o Prefeito Agenor Neto; o vice João Alencar; o Presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor; vereadores, secretários municipais e lideranças de entidades estudantis.
“A Conferência é um importante momento para se discutir e consolidar as políticas públicas de juventude, que há muito tempo são almejadas no País. Para o Município que realiza, então, é uma oportunidade de efetivação dessas políticas, a partir de um diálogo entre a sociedade civil e o poder público, no final do evento teremos em mãos o nosso desejo que serão apresentdos na Conferência Estadual”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Juventude de Iguatu, Idevan Martins.
O presidente da UMESI, Lelton Alencar, destacou a participação dos jovens no evento.“A presença da juventude nos enche de alegria e entusiasmo, porque o evento é feito para discutir propostas que possam melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos jovens e adolescentes. Hoje também será eleito o delegado e respectivo suplente do município para a conferência estadual que acontecerá ainda este ano” destaca.
Representando o Conselho Nacional da Juventude, o militante Carlos Rykário, também destacou a conferência como um espaço de grande importância para a discussão de políticas públicas voltadas para o benefício dos jovens.
“É o local onde nós temos a oportunidade de debater idéias, propor ações e projetos para que sejam levados às autoridades públicas e revertidos a favor da juventude”, ressaltou Rykário.
O prefeito do município, Agenor Neto, ressaltou a papel da juventude no governo. “Eu me lembro que quando era jovem participei do movimento estudantil e vivenciei muitos momentos, lutando pelos meus sonhos, pelo sonho da juventude. Hoje, continuo sonhando e acreditando na força da juventude. Não há um grande movimento no mundo que não tinha tido o protagonismo da juventude e aqui em Iguatu isso não seria diferente”, disse o gestor.
Histórico – O Governo Federal lançou, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que tem como objetivo promover a democracia participativa, fortalecer o debate público e contribuir para a construção e fortalecimento da política nacional de juventude.
O lema da Conferência é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Os eixos da discussão são “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”; “Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015”; “Articulação e integração das políticas públicas de juventude”. A idéia é que sejam trabalhados cadernos temáticos, além do texto-base, abordando temas como educação, saúde, sexualidade, dentre outros.
Após o lançamento do Governo Federal, e o Governo Estadual lançarem o Decreto das Conferências, o Prefeito Agenor Neto convocou a Conferência no âmbito de Município.
Fonte: Iguatu.net